Verdade seja dita: calcular a quantidade certa de tecido para uma peça de roupa pode ser um desafio e tanto para os iniciantes. Mas como a Casa Assuf não te deixa na mão, trouxemos hoje algumas dicas simples, mas eficazes, para tirar de letra essa missão. Anota aí, combinado?

DICA 1
Para descobrir a metragem correta a ser utilizada, primeiramente precisamos definir tanto o modelo da roupa, como ter em mãos as medidas básicas do cliente. Por exemplo: circunferência e altura.
DICA 2
Essa vai para qualquer peça que não possua detalhes demais e tenha um acabamento básico, como camisetas, regatas, bermudas, etc.
O cálculo é simples: comprimento da peça + 20cm = quantidade necessária de tecido.
Mas atenção: se a peça for modelo plus size, o indicado é trocar 20cm por 30cm. OK?

DICA 3
Para qualquer modelo que possua manga, a receitinha é: comprimento da peça + comprimento da manga + 20cm = quantidade necessária de tecido.
E assim como falamos ali em cima, caso a peça seja plus size, troque 20cm por 30cm.
DICA 4
Em contrapartidas, as roupas com pregas ou franzidos, o ideal é seguir assim:
2x comprimento da peça + 20cm = quantidade necessária de tecido.
Mas ó: a metragem pode variar de acordo com a quantidade e a profundidade de pregas. Em outras palavras, o ideal é ter a modelagem em mãos. Combinado?

Seguindo essas regrinhas básicas que separamos para você, garantimos que não vai faltar nem sobrar muito tecido na hora de confeccionar suas peças. Ah! Aproveite para seguir a Casa Assuf no Instagram e conferir mais novidades aqui no blog!
Fotos: Elements Envato