Hoje a Casa Assuf que te fazer uma pergunta honesta – e espera uma resposta da mesma forma. Você está iniciando no universo do corte e costura, mas ainda tem dificuldade em acertar no casamento entre os ajustes e tecidos?
Se você mentalizou que “sim”, a boa notícia é que a ajuda chegou! Afinal, temos total consciência de que, assim como em toda profissão, o começo é sempre o mais difícil.
Mas como nossa maior missão é facilitar a vida dos clientes e fiéis leitores, apresentamos, agora, para vocês, uma listinha com indicações nossas de tecidos fáceis de costurar.
Mas óh: é para treinar, colocar em prática e arrasar nas próximas produções. Combinado?
TRICOLINE: CAMPEÇÃO DE VENDAS DA CASA ASSUF
Primeiríssimo lugar na nossa listinha, o tricoline é um tecido maleável, que não escorrega e nem desfia com facilidade. Além disso, forma vincos sem a necessidade de passar o ferro.
Por isso ele é o favorito não só das costureiras iniciantes. Mas também precisamos lembrar que ele conquista corações por ser versátil e atemporal, podendo fazer parte tanto de decorações, como peças de artesanato e vestuário em geral.
LAISE: DELICADEZA E VERSATILIDADE
Todo trabalhado com bordados em relevo vazados, o tecido de laise normalmente é feito de algodão e conquista por ser delicado e levinho de costurar – e vestir.
Aparece nas mais diferentes produções, mas não podemos deixar de lembrar que ele ganha muito destaque naquelas que são românticas e, principalmente, durante o verão.
SARJA: SALVA VIDAS
Assim como falamos acima, a sarja é um tipo de tecido feito exclusivamente de algodão. Ou seja: ela não apresenta nenhum complemento que dá maior flexibilidade ao tecido. Isso torna as peças desse material muito mais leves, permitindo que o tecido respire melhor e traga conforto durante o uso.
BRIM: DIFERENTE E ENCORPADO
Também conhecido como denin, o brin é daqueles tecidos que nós amamos de paixão. Pudera: é resistente e pode ser feito de algodão, linho ou fibra sintética, em que somente os fios do urdume são tingidos com corante anil.
Por isso, normalmente é usado na confecção de calças, blusões, jaquetas, macacões e peças mais pesadas.
PERCAL: QUERIDINHO NA CASA ASSUF
De origem natural e produzido a partir de fibra 100% algodão, o percal varia em sua quantidade de fios, que deve ser acima de 180. Assim, a sua trama é mais fechada – o que resulta em um tecido mais denso, mas, ao mesmo tempo, fino.
Por isso, é macio, resistente e aconchegante. As roupas de cama confeccionadas nesse tecido que o digam, né?
Curtiu esse post? Então aproveita para seguir a Casa Assuf no Instagram e conferir mais novidades aqui no blog!
Fotos: Elements Envato