Seja uma costureira iniciante ou profissional de anos, hoje nosso foco é você. Afinal, como não somos robôs, mas sim seres humanos em constante aprendizado e evolução, vez ou outra cometemos erros. Certo? Inclusive no processo de costura!
Mas sabe qual o segredo para minimizá-los ao máximo? É simples – e a Casa Assuf te conta: saber da sua existência. Por isso, hoje, listamos os principais “deslizes” que você pode cometer sem perceber, ou até ser um hábito no dia a dia, que compromete o acabando e a qualidade do seu trabalho.
É para anotar e depois colocar em ação, combinado?
NÃO COMPRAR A QUANTIDADE CERTA DE TECIDO
É muito comum vermos profissionais querendo economizar na hora de comprar os tecidos, porque, afinal, qualquer centímetro a menos faz diferença no orçamento.
Porém esse é um dos principais erros que você pode cometer. Isso porque quando se trata de tecido, é melhor sobrar um pouquinho do que não conseguir finalizar uma peça, né?
ESQUECER DE LAVAR A MALHA
Outro grande deslize é esquecer de fazer a lavagem da mala depois de comprá-la nas lojas Casa Assuf. Além disso, ela também precisa ser alinhada para, só então, estar pronta para entrar em ação.
DISPENSAR AS MARCAÇÕES DO MOLDE
Todas as marcações são necessárias – desde pences até piques! Elas existem e devem ser minimamente seguidas para que a roupa seja confeccionada de maneira correta.
NÃO SEGUIR O MOLDE NOS MÍNIMOS DETALHES
Da mesma forma, um tecido mal cortado faz a peça ficar, no mínimo, torta, desalinhada e no tamanho errado. Assim, cuide para que o corte seja o mais fiel ao molde possível.
NÃO USAR A AGULHA CORRETA
Sabia que existe uma agulha correta para cada tipo de tecido? Aqui na Casa Assuf fazemos questão de fazer o lembrete par todos os clientes. Afinal, seguir esse padrão é muito importante não só para o bom acabamento da peça, mas também para não danificar a máquina de costura.
DEIXAR DE REGULAR A MÁQUINA DE COSTURA
Como cada tipo de malha precisa de uma determinada tensão na linha e no comprimento de ponto, é essencial lembrar de ajustar a máquina antes de colocar a mão na massa.
NÃO ALINHAVAR
O alinhavo é uma costura temporária, feita geralmente à mão, que une as duas margens antes de fazer a costura permanente. Por mais que pareça chatinho, fazer esse processo te poupa tempo no final, além de entregar um resultado bem melhor.
PULAR O ACABAMENTO INTERNO DA PEÇA
Um acabamento não feito – ou pior, mal feito – faz com que a peça dure menos e fique com um caimento inferior ao que poderia ter.
Conta para gente se você curtiu esse post. Ah: aproveite para seguir a Casa Assuf no Instagram e conferir mais novidades aqui no blog!
Fotos: Elements Envato