Sabia que hoje é comemorado o Dia Mundial do Veganismo? Talvez você esteja até se perguntando qual a relação do assunto com a Casa Assuf, mas podemos te garantir que temos, sobretudo, bons argumentos para falar aqui sobre esse lifestyle.
Afinal, primeiramente, é preciso entender que o veganismo vai muito além da indústria alimentícia. É um estilo de vida, conforme falamos ali em cima. Ou seja: abraçar a causa significa abrir mão de todo e qualquer processo que envolva a utilização de matéria-prima de origem animal. Desde os alimentos até roupas e acessórios, por exemplo.
E é por isso que hoje, nessa data marcante para aqueles que lutam pela causa, abrimos espaço no nosso blog para apresentar a vocês três opções de tecidos veganos. Nós garantimos: você não vai se arrepender.
O QUE SÃO TECIDOS VEGANOS?
De acordo com o que já foi falado anteriormente, os tecidos veganos são fabricados sem a utilização de matéria-prima de origem animal. Dessa forma, seu processo de produção não envolve nenhum ser vivo, incluindo o humano, sendo explorado ou danificado. Diferentemente, por exemplo, do couro, da lã, da seda, da camurça e das peles.
TIPOS DE TECIDOS VEGANOS
- Algodão: é uma fibra branca, macia, que se desenvolve ao redor de algumas sementes da família das Malvaceae, planta tropical e subtropical. Como já falamos algumas vezes em outros posts do blog da Casa Assuf, os tecidos de algodão são respiráveis, o que significa dizer que trazem melhor sensação térmica e maior durabilidade.
- Rayon: tecido artificial originado da fibra de celulose, que se regenera naturalmente, é muito macio, leve e confortável. Resistente e respirável, é uma super opção para as estações mais quentes.
- Muskin: é uma excelente alternativa para substituir a camurça. Este couro vegetal é 100% biodegradável e foi desenvolvido por uma empresa italiana a partir da extração de cogumelos. É respirável, ajustável e repelente a água.
- Cânhamo: fibra obtida de plantas, proporciona muitos benefícios ao meio ambiente. Este tipo de vegetal pode ser cultivado próximo aos rios e, dessa maneira, não é preciso desgastar o solo. Os tecidos de cânhamo são muito suaves e ganham cada dia mais aderência no mercado.
Curtiu o post de hoje? Iniciativas que se dispõem a encontrar meios de produção sustentáveis merecem muita atenção. Aproveite para seguir a Casa Assuf no Instagram e conferir mais novidades aqui no blog!
Fotos: Elements Envato | Fontes Oyapoc e Calça Thai