Sabia que quando falamos em tecidos para o vestuário feminino, precisamos entender sobre as particularidades e propriedades físicas de cada um?
É isso que você vai descobrir no post de hoje, aqui no blog da Casa Assuf. Então mãos na massa e vamos juntos aprender a diferenciá-los.
TECIDO PLANO
Em primeiro lugar você precisa entender que a estrutura do tecido plano é caracterizada pela forma como os fios se entrelaçam. Ou seja: perpendiculares entre si. Assim, dois tipos de fio constituem esse tecido: fio de trama e fio de urdume (já falamos sobre a diferença entre eles nesse post aqui!).
Então podemos dizer que o tecido plano é mais estruturado e rígido, bem como pouco flexível. Por isso é constantemente associado às modelagens mais elegantes e sofisticadas do vestuário feminino.
TECIDO DE MALHA
Em contrapartida, o tecido de malha é formado pela laçada dos fios. Cada tipo de malha é caracterizado pela combinação de pontos. Existem dois tipos dele:
- Malha por trama
Por exemplo: meia malha, ribana e moletom
- Malha por urdume
Por exemplo: rendas
Além disso, o tecido de malha é a primeira opção quando falamos sobre confecção de peças esportivas. Já que entrega conforto e flexibilidade ao mesmo tempo.
TECIDO NÃOTECIDO
Por outro lado, existe o tecido nãotecido. Popularmente conhecido como “lã batida”, é comumente utilizado na confecção de peças de inverno, como é o caso dos sobretudos.
Diferentemente dos tecidos anteriores, ele não é produzido por fios, mas sim uma estrutura consolidada a partir das fibras têxteis. Muito por isso, tem grande potencial de crescimento para o futuro, uma vez que pode ser associado à uma estrutura mais econômica e de alta compatibilidade com a sustentabilidade.
Acompanhe mais novidades aqui no blog ou no Instagram da Casa Assuf!
Fotos: Elements Envato