Aqui na Casa Assuf acreditamos que dica boa é dia compartilhada. E justamente por isso que resolvemos começar o mês, de antemão, trazendo dicas que toda costureira precisa saber na hora de costurar malha.
Nós prometemos que são fáceis e que fazem toda diferença na hora de produzir suas peças. Listamos em cinco tópicos e o resultado você confere aqui embaixo. Vamos lá?
SAIBA ESCOLHER SUA MALHA
O que difere a malha do tecido plano é a elasticidade. Ou seja: enquanto ela estica se puxada para os lados, ele faz justamente o efeito contrário.
USE A AGULHA DE PONTA BOLA
A agulha mais indicada para as malhas é a ponta bola. Afinal, como o próprio nome já entrega, sua ponta é arredondada e por isso não corta a trama do tecido. Pelo contrário: apenas escorrega entre os fios da trama – que por ser elástica, logo se fecha de novo.
NÃO SE ESQUEÇA DOS PONTOS MAIS USADOS
Como uma peça confeccionada em malha estica na hora de vestir, é importante usar pontos flexíveis para costurá-la. Por exemplo: nas malhas os pontos mais usados são o reto e o zigzag.
E não esqueça: testas a tensão e o tamanho do ponto são sempre passos imprescindíveis.
OBSERVE A TENSÃO DO PONTO
Assim como acabamos de falar, tenha cuidado na tensão do ponto. Afinal, costurar em malha requer uma boa regulagem do ponto antes da costura final.
Nossa dica é fazer um teste em um retalho do mesmo tecido da peça final. E lembre-se: o ponto com tensão ideal não deforma o tecido, não pula ponto e tem aspecto regular tanto do lado direito, como do avesso.
USE O PONTO DE ACABAMENTO
Existem máquinas que possuem o ponto de acabamento. Nesse sentido, ele tem efeito similar ao overloque. E é perfeito para dar o acabamento em peças de malha mais finas, que costumam enrolar nas bordas.
Curtiu as dicas do post da Casa Assuf?
Ah! Não deixa de acompanhar muito mais novidades aqui no blog ou no Instagram da Casa Assuf!
Fotos: Elements Envato