O tecido jeans já tem uma história de mais de dois séculos e é considerada a peça mais democrática da moda há muitos anos. Afinal, não importa a década, o clima ou o estilo, ele sempre tem um espaço garantido na lista de escolhas essenciais e indispensáveis de um armário.
E como a Casa Assuf é apaixonada por boas histórias, hoje viemos trazer um pouco de cultura (e moda!) aos apaixonados pelo tecido. Vamos lá?
DENIM: O COMEÇO DE TUDO
Democrático, cosmopolita e com um DNA inigualável, o jeans tem uma longa história, acima de tudo, no cenário fashion.
A sua primeira aparição foi em 1792 em Nimes, na França, e servia, sobretudo, como material para confecção de roupas para trabalho no campo e para as longas viagens de marinheiros. Nessa época, segundo especialistas, ele era pouco maleável e tingido em tons de marrom. Por isso foi chamado de tecido de Nimes e logo passou a ser abreviado para denim.
A VIRADA DE CHAVE
Em contrapartida, não muito tempo depois, em 1837, o tecido, com toda a sua tecnologia resistente, chamou a atenção do alemão Levi Strauss. Visionário, primeiramente importou o material para o solo americano. Depois, o adaptou para a indumentária dos mineradores e, assim, o transformou em uma versão mais confortável, leve e ainda assim durável.
O BOOM DAS CELEBRITIES
Já em 1950, vem o estouro do jeans, embossado por celebridades de Hollywood como Marlon Brando e James Dean – o eterno bad boy que criou o look blue jeans & t-shirt. Ao mesmo tempo, Marylin Monroe, com seu glamour sensual, também entrou na onda, trazendo a proposta para um nível ainda mais comercial e de puro sucesso.
SUCESSO DURADOURO
Pouco depois, na década de 70, entram em cena os hippies e seu uniforme clássico: tie-dye + jeans estilo boca de sino.
Logo depois, nos anos 80, as estrelas do rock, modelos, artistas e cineastas também levantaram a bandeira denim, disseminando-o internacionalmente e trazendo o material também para a cena high fashion.
QUERIDINHO DE TODO MUNDO
Dos anos 90 pra cá, sob o mesmo ponto de vista, o jeans passou por várias transformações e, entre novidades mais ousadas e moderninhas, voltou às suas origens. Analogamente, importando a versões mais clássicas para o topo da lista de “queridinho” das mais descoladas.
Agora conta aqui pra gente aqui nos comentários: qual sua versão favorita do jeans?
Ah! Não deixa de acompanhar muito mais novidades aqui no blog ou no Instagram da Casa Assuf!
Fotos: Elements Envato
Fonte: Schutz