Com 80 anos de experiência do mercado, nós, da Casa Assuf, temos know how suficiente para te dar uma dica de ouro: além de um tecido de qualidade, você também precisa apostar em linhas e agulhas específicas.
E dizemos tanto para o caso de você agilizar seu trabalho – pois utilizando tudo correto, dificilmente elas vão quebrar ou repuxar tecido – como para entregar uma produção impecável para seu cliente.
Ou seja, você precisa entender (e dominar!) as agulhas e linhas para ontem.
Então a primeira informação que precisa registrar é que as agulhas e linhas são fabricadas respeitando o peso do tecido. Por sua vez, eles são classificados em:
- Leves: cambraia, chiffon, crepe, seda
- Médios: linho, percal, piquê, casimira, veludo, microfibra
- Pesados: gabardine, tweed, brim, sarja, cotelê
- Malhas: fechadas, duplas, jersey, tricot
QUAIS USAR?
Para os tecidos leves, médios e médios/pesados, as linhas mais indicadas são as mistas (poliéster + algodão) e as 100% poliéster mercerizadas. Enquanto as agulhas, dê prioridade ao tipo 2020. Para tecidos leves, devem ter o tamanho 11/80; para tecidos médios, 14/90, e para os tecidos médios/pesados, 16/100.
Já nas malhas muda bem pouco: as linhas são de poliéster + algodão, 100% poliéster e nylon. Enquanto as agulhas dever ser do tipo 2001 ou 2045, com a ponta esférica, também conhecidas como ponta-bola. O tamanho pode ser 11/80, 14/90, 16/100 ou 18/100.
DICA EXTRA!
Não deixe o manual da sua máquina de costura de fora. Nele, normalmente existe uma tabela que classifica e descreve qual o melhor tipo de agulha/linha para o tecido a ser costurado. Bacana, né?
Quer comprar tecidos de qualidade + acessórios para o dia a dia do trabalho? Faça uma visita a uma das lojas físicas da Casa Assuf!
E aproveite para acompanhar mais novidades aqui no blog ou no Instagram da Casa Assuf!
Fotos: Elements Envato