4 dicas de como conquistar o nó de gravata perfeito
Talvez esse seja um dos únicos assuntos sobre o casamento que faça os noivos tremerem na base. Pudera! Conseguir um nó de gravata impecável, seja em eventos especiais ou até mesmo no dia a dia, parece sempre uma missão (quase) impossível. Mas confie em nós, da Casa Assuf, e deixe esse medo no passado. Tudo porque pesquisamos bastante e agora você vai descobrir, de maneira simplificada e beirando à perfeição, quatro dicas para arrasar no look no altar. Vem!
SEM MISTÉRIO: NÓ SIMPLES
Como por aqui a gente foge de complicação, a primeira dica vem logo do mais fácil e aquele que deixa o visual bem ajustado: o nó simples. Siga os seguintes passos:
- Coloque a gravata por baixo do colarinho e cruze a parte mais larga sobre a mais estreita
- Repita o processo e enrole as duas partes
- Passe a parte larga por cima e envolva-a dentro da segunda volta que você fez nos passos anteriores
- Voilà! Puxe a ponta e deslize a parte mais larga sob a estreita e assim surgirá o nó
DICA EXTRA: esse tipo de nó é superindicado para os homens que têm pescoço mais curto e também para o caso de a gravata ser confeccionada com um tecido mais pesado.
UPGRADE: NÓ DUPLO
O nó duplo é uma versão aprimorada do simples – muito por isso, se você conseguiu ter sucesso na dica anterior, com certeza vai tirar essa de letra.
- Coloque a gravata por baixo do colarinho e cruze a parte mais larga sobre a mais estreita
- Dê uma volta completa por ela e finalize passando a ponta larga por dentro da última volta, deixando o nó mais firme e justinho
DICA EXTRA: indicado para acompanhar o estilo slim, principalmente se ele tiver sido confeccionado com tecidos mais leves.
O QUERIDINHO: SEMI-WINDSOR
Ele é o meio termo e com certeza aquele que cai bem em qualquer estilo de casamento. Pode ser que te assuste por ser um pouco mais complexo, mas garantimos que o resultado final faz valer a pena o trabalho!
- Siga os dois primeiros passos acima
- Na terceira etapa, dê uma volta para a vertical
- Suba com a ponta mais grossa, para ela descer novamente, passando pela frente de onde será formado o nó
- Passe a ponta larga para cima de novo e desça passando por dentro da última volta
O TEMIDO: WINDSOR
Continuidade do semi-windsor, o nó Windsor é mais fácil do que a maioria dos rapazes pensa. Ele é bastante sofisticado, porque é feito com quatro nós, e também o mais indicado para ocasiões em que você precisa se destacar – o casamento, por exemplo!
- Após passar a parte mais larga por cima da ponta fina, repita o processo por duas vezes
- Passe a ponta mais grossa para onde ficará o nó
- Suba a ponta mais uma vez, passando-a por dentro da última volta
- Finalize o fechamento da gravata
DICA EXTRA: apesar de ser muito clássico, o nó Windsor não combina com qualquer tipo de colarinho – os mais abertos, como por exemplo os italianos, são os mais indicados – e pede gravatas largas com tecidos finos e leves.
Gostou? Acompanhe mais novidades sobre o look do noivo aqui no blog da Casa Assuf.
Fotos: Reprodução da Internet